terça-feira, 1 de novembro de 2011

Educação e Tecnologia


É interessante falar desse assunto. Atualmente vivencio ele nas aulas com os alunos. Pena que a maioria dos alunos não tem aproveitado os ensinamentos e os links das informações passadas. Apesar de trabalhar numa modalidade EAD, que justamente concentraria uma postura moderna, e de independência de seus usuários,ela (instituição) e eles (discentes) ainda estão longe de uma movimentação adequada das TIC's. Primeiro pelo laboratório sucateando da instituição talvez, mas não asseguro essa situação como válvula de escape para a resistência em usar o mecanismo. E como usá-lo adequadamente? Como também não me tornar mais um reprodutor em massa das peripécias fúteis que a internet também nos possibilitou?
É muito difícil! A internet nos torna refém as suas múltiplas facetas e novidades.Também se não tomarmos cuidado, ficamos numa rotina sem proporção coerente. A exemplo disso as redes sociais "bombam" e o seu uso no vazio perde o real sentido de abrir discussões interessantes e de cunho investigativo. Nesse sentido é necessário seu uso atualmente no campo educacional pois todos, eu ouso dizer todos obtêm conhecimento de sua existência. Mesmo aqueles que não possuem o computador pessoal, encontram não muito distante uma lan house, isso possibilita uma reflexão do quanto o "mundo" está acessível a mão das pessoas. As vezes com a política de "pena" dos alunos menos favorecidos financeiramente, acomodamos a exigência de pesquisas mais elaboradas. porém esses mesmos meninos acessam as redes continuamente para sites pornográficos e jogos. Está na hora de cobrar, de instigar, de apostar. Mas o processo de educação e uso dela na tecnologia, é um desafio cotidiano. A proposta dos blogs surgem para diminuir essas distâncias. Aqui podemos compartilhar informações, produções próprias, críticas construtivas e destrutivas porque não?! rs. Depois que assisti Comer Rezar e Amar, gravei em meu subconsciente que a ruína é um presente, porque ela possibilita o recomeço. Recomeçar... sempre é preciso. Como recomeçar educando numa possibilidade Tic's, sem perder a ética? Como utilizar a tecnologia a favor da educação, sem perder o controle do que se publica? Talvez a falta de parceria adequada entre escola e o universo dos alunos, seja o primeiro passo para se retomado. A língua dos professores de pouco é compreendida pelos alunos e vice e versa, além dos pais. Ahhh os pais, que nunca estiveram "casados" com a escola e no agora, conflitamos em valores e ensinamentos. Confesso estamos num labirinto. Educar hoje, é exercer no escuro, na incerteza. Tudo é normal, é natural, é "moderno". Não podemos perder o fio do limite, das fronteiras. Utilizar os mecanismos de Foruns, Redes Sociais, deve permear no respeito e na abertura de discussões. Ensinar que é preciso entender o outro lado, está aberto as múltiplas opiniões. Migrar constantemente na pesquisa. Não existe fórmulas prontas, mas a necessidade de sempre poder caminhar e revisar o caminho percorrido. 

Um comentário:

  1. Bom texto, Lu.
    Provoca oportunidades para refletirmos nossas porturas diante da gama de possibilidades tecnológicas que nos são oferecidos diariamente
    A tecnologia nos aproxima do mundo, das pessoas, das informações...
    Tomara não não permitamos que ela nos esfrie.
    Quero você passeando pelo meu jardim...
    http://nancyduque.blogspot.com
    Meu cheiro...

    ResponderExcluir